É fato: durante os últimos anos a tecnologia acelerou de uma maneira muito rápida. Hoje é praticamente impossível encontrar alguém que não possua celular, por exemplo. Mas você já parou para pensar para onde vai todo esse descarte de equipamentos eletrônicos?
Continue lendo este artigo para saber mais sobre o assunto!
Você provavelmente já ouviu falar desses nomes: lixo eletrônico, como e-lixo, resíduos de equipamento eletroeletrônico, entre outros. Mas, afinal, o que é isso?
Os lixos eletrônicos são divididos em 4 categorias, confira:
- Grandes equipamentos: geladeiras, freezers, máquinas de lavar, fogões, ar condicionados, microondas, grandes TVs, etc.
- Pequenos equipamentos e eletroportáteis: torradeiras, batedeiras, aspiradores de pó, ventiladores, mixers, secadores de cabelo, ferramentas elétricas, calculadoras, câmeras digitais, rádios, etc.
- Equipamentos de informática e telefonia: computadores, tablets, notebooks, celulares, impressoras, monitores e outros.
- Pilhas e bateria portáteis: pilhas modelos AA, AAA, recarregáveis, baterias portáteis de 9 V, etc.
Você sabia que 97% dos materiais eletrônicos são descartados no lixo comum? E, segundo o relatório The Global E-Waste Monitor 2017 da ONU, o Brasil produz em média 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano. É isso mesmo que você leu! E todos esses lixos eletrônicos descartados de maneira incorreta podem prejudicar o solo e lençóis freáticos, por causa da composição de metais pesados como Cádmio e Chumbo.
Mas existe uma solução simples para isso: a reciclagem do lixo eletrônico. As peças plásticas e metálicas que podem servir como matéria-prima para outros produtos e, até mesmo, para novos equipamentos eletrônicos!
Onde eu posso descartar meu lixo eletrônico?
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que foi aprovada em 2010, lançou obrigações que devem ser compartilhadas por todos os setores da sociedade.Isto é: existem pontos de entrega voluntária, onde você mesmo pode entregar esses objetos. É muito comum encontrar estes pontos de coleta em shoppings centers, supermercados e até mesmo lojas de materiais de construção.
Na sua cidade, procure um destes pontos para fazer este descarte! Chegou a hora de cada um fazer a sua parte para um mundo cada vez mais limpo!
Para ficar ainda mais por dentro deste assunto, acesse nosso blog! Lá você encontra todas as informações acerca deste tema!